-
Arquitetos: Dipen Gada and Associates
- Área: 4200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Tejas Shah
-
Fabricantes: D Décor, J&D Enterprises, Jaquar, Luminartist, Mitsubishi Electric, Ritz Lane Outdoor, Rubbery
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma quinta. Trata-se de uma residência modesta que se adaptou ao clima e ao local. Um fato interessante é que a casa é orientada para dentro e para fora ao mesmo tempo. Uma das características únicas do projeto é a sua boa conexão com o elemento mais lúdico da natureza – o sol, através de suas telas perfuradas dinâmicas e pátios que animam os espaços abertos com sombras brincalhonas ao longo do dia. O local está situado nos arredores de Baroda, próximo a uma vila chamada Aampad.
Requisitos do cliente. O cliente é um dos principais empreiteiros da cidade. Ele nos procurou com um pedido bastante simples: construir uma segunda residência onde ele pudesse relaxar e descontrair no meio da natureza. Tivemos a sorte de contar com um cliente que confiou em nós com base em experiências anteriores, dando-nos total liberdade para exercer nossa criatividade.
Disposição do terreno e desafios. O terreno é uma área quadrada com aproximadamente 4050 metros quadrados. Com uma bela porção de terra que já possui um pomar, e um pedido do cliente para que a casa tivesse apenas dois quartos, uma cozinha e uma sala de jantar, tivemos a oportunidade de nos espalhar e limitar o projeto a apenas um andar. Como se tratava de uma fazenda, o esforço foi empreender um caráter semelhante às casas de campo. Assim, foram utilizados tijolos, telhados inclinados e telhas estilo manglore.
Exterior e planejamento. O ambiente verde ao redor nos incentivou ainda mais a planejar os espaços de forma que houvesse conexão com o exterior o tempo todo, utilizando a luz solar abundante. A casa é, portanto, projetada em um formato de "L", dividindo os espaços públicos e privados em alas separadas, com um espaço central semelhante a um pátio, com uma pequena piscina no canto. O espaço é demarcado por um enquadramento alto feito em tijolo à vista. A experiência geral da casa é fascinante, cheia de surpresas em várias etapas. A primeira camada aparece na forma de uma parede alta e côncava, feita de uma maneira que faz com que pareça um lindo jali de tijolos, destacando o piso de paralelepípedos com uma ciografia envolvente. Honestamente, é um grande elemento de suspense.
Ao passar pelo jaali de tijolos, ao longo da curva, uma caixa muito delicada, mas ornamentada, em ferro fundido convida para a entrada da casa. Logo ao entrar, ficamos maravilhados com a vista que encontramos. Um corredor de cada lado, cobertos por um telhado inclinado, e uma piscina azul intensa no meio do verde instantaneamente capturam a atenção. A casa é cercada por um jardim pitoresco com um pequeno pomar em um canto do terreno. Sob ele, há uma pequena área de estar circular. Do outro lado do jardim, há outro pátio de Terminalia e uma pista de corrida ao longo da borda do terreno.
Interior. O interior apresenta uma predominância de branco, proporcionando uma atmosfera abundante e reconfortante, com o uso de materiais locais como cana, reboco de cal, pátios de tijolos e belos terrazzos. Todos os espaços possuem um caráter monocromático suave, ocasionalmente realçado por algumas pinturas vibrantes ou peças soltas de mobília, como consoles e cadeiras com estofamento chamativo aqui e ali. Cada área da casa, incluindo a sala de estar-jantar e os dois quartos, possui um pátio semi-coberto com vegetação sutil e uma treliça de tijolos como espaço adicional em uma extremidade. O corredor que circunda o exterior serve como outra área de expansão na outra extremidade de cada um desses cômodos. Assim, mesmo estando dentro da casa, há uma conexão constante com o exterior em todos os momentos.